Faça bom resumo da memória ! Exclua os conhecimentos que não passam de sucatas mentais. Busque a imaginação criativa, empreenda a si mesmo ! - Elanklever

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O FLUIR E O TECER DO TEXTO !

.
O ATO DE ESCREVER: o fluir e o tecer do texto !


Julgara que a obra fluísse sem esforços bruscos. Como que uma inspiração, as palavras bailavam no ar e deitavam suavemente no papel, que as acolhia como gotas de orvalho nas folhas, ávidas pelo seu ósculo. Mal pudera supor quantas páginas jogadas no cesto de lixo; quantas palavras deletadas no computador; quantas leituras; quantas releituras e, mesmo assim, o autor nem sempre se sente satisfeito com sua obra – quer sempre mais.

Em poucas palavras, Lygia Fagundes Telles expressa bem à dor do escritor: “Ler, ler, ler. Escrever, escrever, escrever e rasgar muito. Eu rasguei muito”. E Voltaire complementa que “escrever é a arte de cortar palavras”.

Assim, embasada nas palavras, temos sim que ler muito, escrever na mesma proporção; cortar palavras, revisar o texto tantas vezes forem necessárias, não se intimidar em fazer alterações; jogar fora expressões que pareciam coerentes naquele momento, mas que, em outro, já não faz sentido. Creio ser o caminho efetuado pela maioria dos escritores.

(pequena parte do texto “O ATO DE ESCREVER: o fluir das idéias e o tecer do texto” da bibliotecária e escritora Inajá Martins de Almeida)
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...