Era do conhecimento ou já era.
O ser humano sempre viveu na era do conhecimento, a função mental do ser humano, a diferença do ser humano dos animais é o conhecimento, ou o vazio, determinado pela falta do mesmo, não é por ser racional, pois o ser humano tem cometido cada irracionalidade que envergonha muitos irracionais.
O ser humano “ alguns ou muitos” são autodestrutivos e cínicos, quanta racionalidade !
Penso que devido ao grande leque de informações hoje disponível; quantos ao invés de ir buscá-lo, apenas querem fugir do mesmo, pois acompanhado do conhecer, vem a responsabilidade do desconhecer, do aprender do evoluir, sim do crescer.
O que é informação? O que é conhecimento? Bem; informações são dados - códigos decifráveis -factuais, opinativos ou apenas noticias (comunicação = comum) dos acontecimentos (comprovado ou não) e conhecimento como já conhecido aos quatro cantos.
“É a capacidade adquirida por alguém de interpretar um conjunto de informações, (cientificas ou empíricas) criadas a partir de relação que se estabelece sobre o conjunto, e desse conjunto de informações, vai se acrescentando experiência e aplicações dos mesmos”, deduzindo e induzindo a estruturação dos valores intrínsecos e extrínsecos.
Aí fico a pensar: A ilimitada vazão das informações, do conhecimento, enfim toda essa gama de conhecimento obtido. Será que os pilares do conhecimento tem levado o ser humano a realização pessoal?
O acúmulo do conhecimento tem melhorado, tem qualificado o ser humano a portar-se melhor? Julgo bem lógico que sim, o conhecimento como ferramenta, como instrumento de auto melhoramento sim.
Agora também usado distorcidamente para lucros financeiros, para maquiar egos, para compra e venda dos mesmos como mercadoria de sucesso, ou progresso. Tudo bem tudo tem limites, mas pouco se fala ainda da sabedoria.
O que seria sabedoria? “Sobre os pilares do conhecimento, temos que construir pontes, cuja função é encontrarmos e posicionarmos nas pistas da sabedoria prática”
Penso eu que sabedoria: é justamente encontrar a aplicabilidade do conhecimento de forma objetiva, conclutiva de forma a ter percepção intima da construção interior e envolvimento na construção da coletividade integral. Desenvolvimento de objetivos claros na condução humana, o caráter, virtudes, qualidades, bom senso, critica objetiva, será ?
“Informação + reflexão + conhecimento + equalização + sabedoria + espiritualidade. = aplicabilidade” Elvio Arruda
“A memória cheia de conhecimento pode tornar-se apenas depósito de sucatas mentais” Elanklever
“Autoajuda? Português, matemática, ecologia, biologia,... todos livros são autoajuda, embora alguns possam se atrapalhar até consigo mesmo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário