quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Pensar é degustar !
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Angústia
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Conhecimento ou sapiência ?
Era do conhecimento ou já era.
O ser humano sempre viveu na era do conhecimento, a função mental do ser humano, a diferença do ser humano dos animais é o conhecimento, ou o vazio, determinado pela falta do mesmo, não é por ser racional, pois o ser humano tem cometido cada irracionalidade que envergonha muitos irracionais.
O ser humano “ alguns ou muitos” são autodestrutivos e cínicos, quanta racionalidade !
Penso que devido ao grande leque de informações hoje disponível; quantos ao invés de ir buscá-lo, apenas querem fugir do mesmo, pois acompanhado do conhecer, vem a responsabilidade do desconhecer, do aprender do evoluir, sim do crescer.
O que é informação? O que é conhecimento? Bem; informações são dados - códigos decifráveis -factuais, opinativos ou apenas noticias (comunicação = comum) dos acontecimentos (comprovado ou não) e conhecimento como já conhecido aos quatro cantos.
“É a capacidade adquirida por alguém de interpretar um conjunto de informações, (cientificas ou empíricas) criadas a partir de relação que se estabelece sobre o conjunto, e desse conjunto de informações, vai se acrescentando experiência e aplicações dos mesmos”, deduzindo e induzindo a estruturação dos valores intrínsecos e extrínsecos.
Aí fico a pensar: A ilimitada vazão das informações, do conhecimento, enfim toda essa gama de conhecimento obtido. Será que os pilares do conhecimento tem levado o ser humano a realização pessoal?
O acúmulo do conhecimento tem melhorado, tem qualificado o ser humano a portar-se melhor? Julgo bem lógico que sim, o conhecimento como ferramenta, como instrumento de auto melhoramento sim.
Agora também usado distorcidamente para lucros financeiros, para maquiar egos, para compra e venda dos mesmos como mercadoria de sucesso, ou progresso. Tudo bem tudo tem limites, mas pouco se fala ainda da sabedoria.
O que seria sabedoria? “Sobre os pilares do conhecimento, temos que construir pontes, cuja função é encontrarmos e posicionarmos nas pistas da sabedoria prática”
Penso eu que sabedoria: é justamente encontrar a aplicabilidade do conhecimento de forma objetiva, conclutiva de forma a ter percepção intima da construção interior e envolvimento na construção da coletividade integral. Desenvolvimento de objetivos claros na condução humana, o caráter, virtudes, qualidades, bom senso, critica objetiva, será ?
“Informação + reflexão + conhecimento + equalização + sabedoria + espiritualidade. = aplicabilidade” Elvio Arruda
“A memória cheia de conhecimento pode tornar-se apenas depósito de sucatas mentais” Elanklever
“Autoajuda? Português, matemática, ecologia, biologia,... todos livros são autoajuda, embora alguns possam se atrapalhar até consigo mesmo”
sábado, 16 de outubro de 2010
Palavras
Meu papel é tecer no pano
Da caneta faço minha agulha ,
Palavras linhas, motivos;
idéias que tecem e acontecem.
Elanklever
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Droga ?
As...as !!!
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Eu julgo, tu julgas, ele julga...nós...
terça-feira, 28 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
Maturidade !
À medida que avançamos na idade, a vida nos leva cada vez mais a valorizar o ser do que o ter ou o fazer. E, então, na terceira ou quarta idade não restam senão a fé, a esperança e o amor. Portanto, permanecem apenas algumas oportunidades e certos encontros importantes e, por trás destes, ou fundo, o encontro com Deus, o maior acontecimento humano possível".
Elizete Malafaia
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
DEFINIÇÕES REFLEXIVAS
terça-feira, 31 de agosto de 2010
O Ledor !
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
sábado, 28 de agosto de 2010
Pensar é degustar, e não desgostar !
"As disfunções físicas afetam primeiro o individuo, porém as disfunções de personalidade afetam a família, relacionamentos, enfim em último plano, a si mesmo por desequilibrar o universo"
Elanklever
"Sucesso não são os holofotes externos, mas sim aqueles que iluminam a alma, quando os externos se apagam, os internos iluminam o caminho"
Elanklever
"O sucesso alheio, desperta nossos fantasmas em/ou o nosso eu desconhecido"
Elanklever
Elvio Antunes de Arruda
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Coragem é não pensar ?
A coragem mal dirigida, mal orientada, a coragem conflitada, faz do homem uma geratriz de vítimas, faz de si mesmo sabotador da auto-estima.
A todos se faz corrente a certeza que um dia morrerão, porém, penso eu que poucos conquistarão a coragem de pensar, a satisfação do auto-encontro com a racionalidade pensante, nada mais nada menos do que a própria função do racional.
Mas, quantos dizem: Sou maluco, sou louco, sou isto ou aquilo, como se a isto viesse ao mesmo somar, uma infinidade de qualidades. Quão importante isto vem a servir, como elemento de estruturação de personalidade ?
Porém muitos se revoltam ao verem a si mesmos que, depois de muita brincadeira, tornam-se piadas passadas, mal contadas e, as vezes, revoltado com o culpado que torna-se muito difícil encontrá-lo, por vários fatores que não permite este encontro, muitas vezes consigo mesmo.
Toda evolução e progresso humano depende da ação inteligente, da evolução inteligente, e da seqüência construtiva de valores, fato fundamental para auto realização e a participação crescente junto ao meio.
Pois o medo de pensar, viajar na criatividade evolutiva – torna-se bem pior do que o medo de morrer, pois morrer é o ideal do nascer, mas ser inútil não é o ideal da inteligência.
Pensar é quebrar barreiras, é ir além, porém muitos preferem o riso sarcástico e que com muita coragem fogem.
“Como disse o pensador:
“Alguns tem seus pontos de vista, porém o pensador não se amarra a pontos, vai além de qualquer ponto, quer a criatividade pensante”
Elanklever
www.busqueocaminho.blogspot.com
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/6333/1/Coragem-De-Pensar/pagina1.html#ixzz0xWw90S2z
sábado, 21 de agosto de 2010
Opinião !! Leitores e Leitores.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
SEU TERRENO !!!
chama-se "Alma", quem não cuida de seu terreno espiritual,
pode deixar abandonado, criando ervas daninhas, bichos peçonhentos, e
ainda virar depósito de lixo. Não podemos deixar de limpar e cuidar
deste terreno. Senão poderão até cercá-lo, e ainda requerer posse de
terra abandonada e explorar até inutilizá-la. Pensar é bom, refletir é
degustar palavras, inclusive estabelecer limites"
Elvio/Elanklever
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
sábado, 31 de julho de 2010
O Grande Muro
domingo, 25 de julho de 2010
DESISTENTES DE SI
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Ganho e conquista !!!
segunda-feira, 31 de maio de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
RUMO A ORIGINALIDADE !
.
Em determinado momento de minha vida, apresentaram-se duas estradas: dois caminhos, dois destinos, porém apenas uma a seguir.
Uma estrada muito passada, utilizada, cheia de rastros e marcas de passantes, outra, quase sem uso, por inutilidade ou por falta de costume, não se sabe.
Nesta encruzilhada de minha existência, parei, sentei e comecei a refletir – início de uma nova jornada mental.
Comecei a pensar nos porquês: sim, porque alguns entram pela mais utilizada? Por impulso? Pensando que os que mais acertam seriam muitos? E porque outros iriam preferir a outra ao vê-la menos utilizada, usada, percorrida? Será porque caminhar sobre rastros alheios seria mais seguro? A menos movimentada não seria estrada, mas apenas desvio? Alguns, talvez, não queiram saber e tampouco percebem o outro caminho. Quem sabe até julguem que melhor mesmo é seguirem pelo óbvio da multidão.
Num momento de decisão – que mudaria o destino dos meus passos – e, após muito pensar, aprendendo a refletir, senti que me tornei criativo, e assim escolhi aquela que não se apresentava; aquela que ninguém jamais teria visto; aquela sem movimento algum: a não desbravada. Então adentrei a solidão criativa e comecei a criar o inexistente, a cada passo um novo espaço, sim, o meu próprio caminho.
Logo encontrei o livre arbítrio, que auxiliando os estradeiros a mim servia como o primeiro tesouro – o poder de decidir e criar futuro.
Criei a diferença, assim o fiz, faço e farei. Neste caminho, encontrei a Deus, que em sua generosidade me deu a companheira onde podemos mesclar esta estrada.
Encontro muitos que fazem o mesmo, buscam o próprio caminho e encontram aquele que disse: Eu Sou o CAMINHO, Sou todas as coisas, EU SOU, pois esta estrada cruza todos os caminhos, e jamais se perde, pois é a luz de todas as estradas, a iluminação de todas as almas. Quem por ela passa jamais fica à deriva, no centro do caminho, jamais nas margens - marginalizado.
Esta fez, faz e fará a diferença!
Elvio Antunes de Arruda
Eland Rudás